» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2012 outubro Catedral de Penedo é restaurada e reaberta à comunidade
31/10/2012 - 11h18m

Catedral de Penedo é restaurada e reaberta à comunidade

Colaboradores: Raul Plácido

Equipe do Serveal comemora conclusão da obra que restabelece importante elemento do Patrimônio Arquitetônico e Religioso da cidade

Catedral de Penedo é restaurada e reaberta à comunidade

Fachada da Catedral de Nossa Senhora do Rosário, em Penedo, totalmente restaurada

A reabertura da Catedral Nossa Sra. do Rosário, em Penedo,  mobilizou toda a comunidade religiosa da região, nos dias 11 e 12 de outubro deste ano. A solenidade marcou a conclusão das obras de restauração, com a presença do Núncio Apostólico de Roma Giovanni D’Aniello, do Arcebispo D. Valério Breda e de vários bispos e padres da região, autoridades estaduais, municipais e regionais.

Os serviços relativos ao Projeto de Restauração da Catedral Nossa Sra. do Rosário, em Penedo, foram iniciados após solicitação do Arcebispo Monsenhor Valério Breda ao Serveal, em consequência do estado de deterioração do prédio, o que foi constatado em vistoria do Corpo de Bombeiros.

Uma equipe técnica deste Serveal se transferiu para a cidade de Penedo e durante uma semana, fez o levantamento das plantas baixas, com todos os detalhes de altares, tipos de pisos, coberta e tipos de esquadrias.

Histórico e estado de conservação

A construção da Igreja teve início em 1756 e a conclusão da torre principal aconteceu no ano de 1850. Sendo um monumento centenário, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, houve a preocupação com a preservação do prédio e de todos os  elementos integrados.

Durante o levantamento, a equipe técnica observou que a igreja apresentava sérios problemas de conservação, principalmente no que se refere ao madeiramento de estruturas e de pisos, de coberta  e também no telhamento da nave e capela-mor. Apesar deste estado, o monumento se mantinha quase que integralmente preservado.

O projeto

Coordenada pela arquiteta deste Serveal Zair Cerqueira Brasileiro, a proposta foi concluída e apresentada à Arquidiocese junto a representantes da comunidade de Penedo.

Com a aprovação do projeto, a obra de restauração foi executada com recursos do Ministério da Cultura e contrapartida do Governo do Estado, além de contribuição da comunidade religiosa, seguindo orientação técnica do Iphan.

Equipe executora do projeto:

Arquiteta Zair Cerqueira Brasileiro - Coordenação; Arquiteto João Araújo Dias Junior - Revisão; Engenheiro João Elias Gomes - Levantamento; Colaboração de Lucas Vicente e Arquiteta Cristina Mafra; Desenhistas José Geraldo Lopes e  estagiários Marcelli Pita e Laura Rebelo.