Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2012 Julho Projetos do Serveal seguem normas 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas
23/07/2012 - 10h36m

Projetos do Serveal seguem normas 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas

Documento estabelece que edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos contemplem questão da acessibilidade

O Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas S/A (Serveal) esclarece que todos os seus projetos arquitetônicos seguem a norma 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O documento estabelece, desde 2004, que todas as edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos devem contemplaracessibilidade a Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

De acordo com a gerente de planejamento do Serveal, Ana Constantina Sarmento, a acessibilidade é uma questão de regra normativa, portanto é devidamente obedecida. O projeto de reforma da Escola de Governo, por exemplo, contempla um elevador apto à PNE e está sendo estudada a possibilidade de implantação de uma plataforma específica para cadeirantes.

“Em relação às edificações públicas construídas antes da norma 9050, é importante salientar que o Serveal não demanda serviço e sim o presta, portanto é necessário que a secretaria que deseje integrar acessibilidade aos seus órgãos solicite o projeto a esta empresa”, completou Ana Constatina.

 

Ações do documento